segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Os três erros de Sansão.

                                           
 Vamos conhecer um  pouco de Sansão.

     Sansão (em Hebraico: שִׁמְשׁוֹן, Shamshoun, Hebraico tiberiano: Šimšôn que significa "pequeno sol", ou "filho do sol"), (emÁrabe: شمشون, Shamshūn/Samsun) ou (em Grego: Σαμψών, Sampson) de acordo com a sua descrição na bíblia hebraica, foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1177 a.C. a 1157 a.C. [1] , sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli.
Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo de Deus enquanto se mantivesse obediente ao Deus dos Exércitos (ver artigo sobre os nazireus). Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e matar uma multidão de filisteus (depois de descobrir que foi enganado) para pegar suas roupas, pagando uma aposta. (Juízes 14:6; 15:14; 16:23).
De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, uma mulher do povo filisteus, a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo.
Sansão morreu sacrificando-se para se vingar de seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.
Sua história inspirou o filme Sansão e Dalila de Cecil B. DeMille, feito em 1949.
Segundo:Wikipédia
Veja agora os três erros.
   1º  Desobedeceu a Deus.
Por ser nazireu  Sansão tinha que  honrar seus  votos que incluía uma serie  de condições
Veja Números 6:1-21 ,Romanos 14,21
O voto de nazireado (ou nazireato), foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstancias, romanos 14,21 mostra uma carta de Paulo, em seu tempo nazireato. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada") e em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres).
Havendo contacto com cadáveres, os dias de voto tomados seriam considerados inválidos e o voto teria que ser retomado. Porém, antes de retomar o voto, o nazireu passava por uma semana completa de purificação, no termo da qual rapava o cabelo (Números 6:9).
Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1:11) eram nazireus desde o nascimento. Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro nazireu deviam abster-se de certos alimentos como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. O não tocar em cadáveres, leva a alguns filósofos a crer que eles não comiam carne, e outros, dizem que não comiam apenas as ditas como impuras, vistos no Livro de Levítico, de Moisés.
Após a conclusão do seu voto, o nazireu realizava o ritual de purificação e fazia três oferendas no Santuário. Um voto dito "à semelhança de Sansão" era um voto para toda a vida.
Os registros judaicos dizem que essas pessoas eram, freqüentemente, as que não bebiam vinho ou qualquer bebida feita de uvas, ou que não cortavam o cabelo, ou que não tocavam nos mortos. Os mesmos registros nos dizem que a história ou origem da seita nazarita na antiga Israel é obscura.
Afirmam também que Sansão era nazireu, como o fora sua mãe, e que a mãe de Samuel prometera dedicá-lo à seita dos nazireus. Os registros judaicos também dizem que era comum os pais dedicarem seus filhos menores à seita nazireu.


2º Se juntar com seus inimigos.

           A bíblia é repleta de relatos quanto a isto. Oque reflete diretamente na vida do cristão.
             Veja:

-Não existe comunhão entre trevas e luz.( 2 Coríntios 6:14-15).

-Não se pode amar a dois senhores(Mt 6:24).

-Se assenta em roda de escarnecedores. (Sl 1,1).
-Andar segundo concelho dos impios. (Sl 1,1).
-Ter união com  os maus . (Sl 1,1).
-Sem falar que más companhias estragam bons hábitos.( 1 Cor 15,33).
       Sansão cometeu todos estes erros e infelizmente tem muitos cristãos  que estão cometendo o mesmo erro e simplesmente ignorando  as consequências  não aprenderam  com Sansão.



3º Revelou seus segredos.

          Muitos irmãos estão cometendo este erro , a associação de Sansão com os filisteus teve consequências que lhe custaram a vida.
           Tudo por causa da paixão de Sansão por uma filisteia chamada Dalila.
Veja (Juízes 16).
Isto nos mostra que muitos cristãos hoje estão morrendo por causa da sua língua pois falam de mais e acabam se perdendo pois a bíblia diz;
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.(Tg 1:19).
Portanto meus irmãos devemos aprender com Sansão seus  erros e suas atitudes mesmo sendo um escolhido por Deus nos mostra que o pai eterno não aceita barganhas e brigadeiras.Seja fiel e viva eternamente mesmo após a morte,faça diferente e sofra as consequências pois Deus é amor mais também é justiça.(  I Jo 4:8; Jr 23:6).
               Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus
                    Pr. Alex Araújo.

                   Igreja Evangelica Fonte de Vida
                      Miranda do norte-Ma




Nenhum comentário:

Postar um comentário